Imprensa Nacional - Coleção Comunidades Portuguesas

Direcção de Arte / Editorial / Print / Ilustração

A Coleção Comunidades Portuguesas, editada pela Imprensa Nacional, em pareceria com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas/Ministério dos Negócios Estrangeiros, pretende trazer a público testemunhos, documentos, ensaios e obras de criação literária respeitantes aos portugueses que vivem, trabalham e criam fora de Portugal.


Para dar corpo visual a um repertório tão potencialmente vasto e diversificado, foi desenvolvido um estilo de ilustração de traço ingénuo, que se materializa, em cada capa, numa coreografia única, composta por formas e cores simples, impressas e, depois, cunhadas. Embora reconhecível como colecção, o estilo visual é propositadamente flexível, apropriável pelo tema ou autor que ilustra, para que cada texto seja, assim, celebrado na sua singularidade particular.

Para dar corpo visual a um repertório tão potencialmente vasto e diversificado, foi desenvolvido um estilo de ilustração de traço ingénuo, que se materializa, em cada capa, numa coreografia única, composta por formas e cores simples, impressas e, depois, cunhadas.