Teatro Nacional de São Carlos - Vamos ao Lyrico

Direcção de Arte / Editorial / Print

O livro Vamos ao Lyrico reúne uma colecção de textos de diferentes autores sobre o conjunto edificado do Teatro Nacional de São Carlos, corporizando um trabalho de investigação que apresenta as perspectivas actuais de conservação de teatros históricos, revela a mais recente investigação acerca do Teatro de São Carlos, ao mesmo tempo que propõe uma estratégia para a conservação e para a renovação da Ópera de Lisboa.


Enquanto artefacto, o livro foi concebido para acomodar tipologias de conteúdo diversificadas, privilegiando, antes de mais, a facilidade de leitura e de consulta. Porém, como é sobre um edifício-monumento que ele se debruça, as opções gráficas não deixam de sublinhar a dimensão arquitectural do tema. Tal é particularmente reforçado nos momentos em que a intervenção visual não arrisca sobrepor-se ao conteúdo, nomeadamente, na capa, no índice, nos separadores ou nas entradas de capítulo.


A capa, em particular, assume-se como uma interpretação gráfica do binómio interior-exterior, preocupação matriz no pensamento em arquitectura: de fora, o alçado principal do Teatro cruza todo o plano visível, numa encenação visual desenhada a traço preto, linguagem familiar à gramática projectual da arquitectura; dentro, num plano inicialmente invisível, descobre-se, antes de mergulhar no texto, a sala principal de espectáculos, espaço privilegiado do Teatro.


Sem esquecer a função livro, o projecto gráfico do Vamos ao Lyrico afirma-se como uma homenagem visual a um teatro que tão bem representa o património nacional.

(...) de fora, o alçado principal do Teatro cruza todo o plano visível, numa encenação visual desenhada a traço preto, linguagem familiar à gramática projectual da arquitectura; dentro, num plano inicialmente invisível, descobre-se a sala principal de espectáculos, espaço privilegiado do Teatro.