Rede Social de Cascais - Identidade
Identidade / Direcção de Arte / Estratégia
Resultado de um estudo de marca aprofundado, a nova identidade visual da Rede Social de Cascais surgiu com o propósito de aumentar a notoriedade, influência e credibilidade da Rede junto dos seus diferentes interlocutores. Todavia, porque a construção de uma identidade visual implica, inevitavelmente, uma compreensão e definição estratégica vincada, não se fez esgotar o projecto nos argumentos necessários à caracterização e materialização da expressão tangível da Rede. De forma mais ambiciosa, olhou-se para a marca numa perspectiva abrangente, que a expande a tudo o que a Rede é e a tudo o que a Rede faz.
Além da notoriedade — e a ela intimamente ligada —, foi também assumida a pertença como objectivo estratégico na construção da marca, configurando estes os dois eixos basilares do projecto. Assim, aproveitando o momento de renovação da identidade da Rede Social de Cascais, estruturou-se a marca nos seus vários quadrantes de actividade, transformando-a num catalisador de relações humanas.
Particularmente sobre a identidade visual, a sua construção conceptual remete para a essência da missão da Rede — a coesão territorial e social — e para a sua forma particular de intervir — a construção partilhada de respostas sociais. Partindo do novo logotipo, a ideia de convergência, de união e de integração é estrutural na definição do território gráfico da marca. O universo cromático, as opções tipográficas e as lógicas formais criadas foram pensadas para garantir que a identidade da Rede tem recursos visuais capazes de cimentar o seu posicionamento, afirmando-se como uma marca que, embora séria e institucional, é igualmente positiva, vibrante, humana e acessível.
Se a paleta principal compreende um conjunto de cores vibrantes e alegres, que contribui para o desejado tom positivo da marca, a família tipográfica, de estilo geometrizado, formas arredondadas e trabalhada sempre em caixa baixa, equilibra o necessário pendor institucional com uma aparência formal amigável e acessível. Adicionalmente, uma grelha estrutural, desenhada a partir das formas arredondadas do logotipo, assume-se como instrumento agregador da identidade e facilitador do seu reconhecimento visual.
O resultado equilibra o peso institucional com um espírito humano e positivo, permitindo à Rede ter, no seu recurso mais elementar, um instrumento altamente eficaz na construção da percepção de marca.
O resultado equilibra o peso institucional com um espírito humano e positivo, permitindo à Rede ter, no seu recurso mais elementar, um instrumento altamente eficaz na construção da percepção de marca.