ISEL - Rebranding
Identidade / Direcção de Arte / Estratégia
Motivado pela celebração dos 50 anos da sua designação institucional, a actualização da identidade visual do ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa fundamentou-se na necessidade de fortalecer e modernizar a imagem institucional do Instituto, reforçando os seus valores centrais: a excelência no ensino prático de engenharia, a inovação tecnológica, a proximidade nas relações intracomunitárias e a forte ligação com o mercado. Mas, também, na premência em alinhar a reputação do Instituto com os desafios e as oportunidades do ensino superior contemporâneo, dotando-o de argumentos renovados para enfrentar a crescente concorrência entre instituições de ensino.
A nova identidade visual do ISEL, um programa global de representação institucional e de comunicação de marca, foi pensada para projectar a imagem de uma escola moderna, competente e solucionadora. Suportada num diagnóstico de marca exaustivo, a nova identidade expande-se pelos vários territórios de acção do ISEL — da comunicação institucional à publicidade de marca, da presença física no campus aos ambientes digitais —, de forma coerente, mas flexível.
Com base na análise efectuada, chegou-se a uma ideia central para o ISEL, que se materializa na expressão «sem barreiras». Esta ideia assenta numa premissa simples, bem representativa da essência da engenharia aplicada: quando temos a possibilidade de criar soluções, o mundo não tem barreiras. Não menos importante, reflecte também a informalidade e o espírito colaborativo que caracteriza as relações entre a comunidade ISELiana. Do ponto de vista da construção estratégica, a renovada ideia central espelha a essência do ISEL, destacando a sua identidade enquanto instituição inclusiva, colaborativa e orientada para soluções práticas. Mas, simultaneamente, projecta uma visão ambiciosa e inspiradora para o futuro, posicionando o Instituto como uma escola de engenharia capaz de ultrapassar limites, contribuir positivamente para a sociedade e intervir no mundo.
A matemática como princípio visual
Como forma de tornar tangível esta nova narrativa criada para a marca, voltámo-nos para uma disciplina ubíqua no projecto em engenharia: a matemática. Enquanto linguagem universal, lógica e rigorosa, a matemática desempenha um papel fundamental na área. Trata-se de uma disciplina transversal, que organiza o conhecimento e dá forma ao pensamento, permitindo traduzir conceitos abstractos em soluções concretas — no fundo, harmonizar lógica com criatividade. Tais atributos alinham-se com os traços identitários do ISEL, que se pretenderam fortalecer na construção da sua nova identidade: por um lado, a aplicação prática do ensino de engenharia, norteada pelo rigor e pela precisão; por outro, a proximidade entre a comunidade, que se reforça pelo recurso a uma linguagem comum e, assim, agregadora.
Do vasto universo da matemática, encontrou-se no sistema de coordenadas cartesiano, desenvolvido pelo matemático e filósofo francês René Descartes, o modelo ideal para assentar a representação do ISEL. Trata-se de um sistema de referenciação que, a partir de dois eixos de coordenadas, permite mapear o mundo físico, aludindo à teoria transformada em solução concreta. Formalmente, os quadrantes cartesianos possibilitam a criação de padrões geométricos precisos e a definição de relações rigorosas entre elementos, num registo gráfico de grande potencial plástico. Conceptualmente, a ideia de ponto de origem que subjaz ao espaço cartesiano é a metáfora perfeita para uma instituição de ensino, em relação aos seus alunos, e para um laboratório de soluções, na perspectiva do mercado.
Do vasto universo da matemática, encontrou-se no sistema de coordenadas cartesiano, desenvolvido pelo matemático e filósofo francês René Descartes, o modelo ideal para assentar a representação do ISEL.
Arquitectura de marca
Além de elementro central da identidade visual, e instrumento privilegiado na comunicação, o logotipo do Instituto foi também pensado com o objectivo de criar uma arquitectura de marca funcional, coerente e reconhecível, pelo que a representação visual dos departamentos do Instituto deriva do acrónimo ISEL. Recorrendo ao «E» do logotipo, e operando uma rotação sobre os eixos cartesianos, criou-se um símbolo complementar, que permite encaixar as designações dos diferentes departamentos. Para facilitar a sua distinção, foi fixada uma cor para cada departamento, que se combina com a cor institucional do ISEL. No essencial, o intuito foi criar um sistema visual que tanto garante uma sub-identidade para cada departamento, como salvaguarda um universo visual coeso.
Comunicar a oferta educativa
A promoção da oferta educativa é um marco fundamental no calendário das instituições de ensino superior. No ano em que a identidade do ISEL foi lançada, a campanha das pós-graduações e dos mestrados do Instituto foi projectada como forma de consolidar a nova narrativa, visual e verbal, da marca. Construída sobre um conjunto de quebra-cabeças, que apela ao espírito descodificador dos engenheiros, a campanha apresenta o ISEL como solução para um futuro na engenharia, reforçando o posicionamento do Instituto no mercado.