Imprensa Nacional - A Idade do Papel

Direcção de Arte / Editorial / Print

A Idade do Papel é uma colecção em dois volumes, editada pela Imprensa Nacional e dirigida por Miguel Figueira de Faria, dedicada à arte da gravura portuguesa. Este primeiro volume concentra-se, em particular, na vida de Joaquim Carneiro da Silva (1732-1818), primeiro mestre gravador na Impressão Régia Portuguesa, incontornável pedagogo e peça-chave na cultura visual do iluminismo em Portugal.


Como tributo a tão notável figura e a tão nobre área, o livro é uma ode às artes-gráficas. Uma valsa única entre escolhas tipográficas, pormenores visuais, selecção de papéis e acabamentos de impressão. Como forma de nos aproximar ainda mais do trabalho deste mestre gravador ímpar, cada capítulo abre com o método (passo-a-passo) por ele desenvolvido para o desenho das letras de imprensa.


Enquanto artefacto criativo, este livro homenageia, muito particularmente, o engenho e a arte de Joaquim Carneiro da Silva.

Como forma de nos aproximar ainda mais do trabalho deste mestre gravador ímpar, cada capítulo abre com o método (passo-a-passo) por ele desenvolvido para o desenho das letras de imprensa.