Farinhas Branca de Neve - Natal 2012/2013
Direcção de Arte / Publicidade / Copy
Com quase 60 anos de história e um lugar especial nas cozinhas de Portugal, as farinhas Branca de Neve fizeram, no Natal de 2012, a sua primeira campanha de rua. Com este privilégio em mente, abordámos o desafio explorando aquele que temos defendido ser um dos maiores activos da marca: a sua icónica embalagem de farinha.
Graficamente, hiperbolizámos o típico pacote para o formato de mupi, adaptando milimetricamente o seu conteúdo à mensagem desejada. Recriámos a tipografia original para escrever “Boas Festas”, ampliamos os pinheiros azuis e acrescentamos-lhes as adequadas decorações natalícias, enfatizadas com um cortante que permitiu aproveitar a iluminação dos mupis como luzes de Natal. A simplicidade em transformar o outdoor numa embalagem gigante, simpática e naturalmente reconhecida, resultou numa inversão de sentidos apelativa e diferenciadora na rua.
Com esta campanha, relembrámos a Branca de Neve numa altura crucial para o seu segmento de mercado, sem cair nos esgotados artifícios natalícios e com resultados efectivos amplamente positivos.
Natal de 2013 — Reinventar o sucesso
Sem esquecer o sucesso do ano anterior, no Natal de 2013 fomos ainda mais longe e preparámos algo muito especial. Aproveitando o elevado reconhecimento da embalagem original — uma estratégia sobre a qual temos desenvolvido a comunicação da marca e que se tinha provado fértil no ano anterior — desconstruímos os elementos que a compõem, dando-lhes vida em três dimensões. Partindo das formas planas originais, criámos um cenário habitado pela mítica montanha da serra da Gardunha e as árvores azuis, ao qual acrescentámos, ainda, novos elementos: desde nuvens no céu a uma representação do próprio edifício das Fábricas Lusitana em Alcains.
Criativamente, não só demos continuidade à reinterpretação daquele que é indiscutivelmente o ícone da marca — a embalagem —, como enveredámos por uma abordagem improvável, plástica e contemporânea, reveladora da capacidade da Branca de Neve em se reinventar ano após ano.
Cientes do potencial plástico da construção do mupi, registámos todos os passos da montagem em estúdio, para complementarmos a campanha de rua com o processo completo nos canais digitais.