Companhia Nacional de Bailado - Da Vida da Obra Coreográfica

Direcção de Arte / Editorial / Print

O livro Da Vida da Obra Coreográfica, da investigadora Maria José Fazenda, surgiu no contexto das comemorações dos 40 anos da Companhia Nacional de Bailado. Mas em vez de um cronologia celebradora do percurso da Companhia, é sobretudo o uma reflexão muito particular sobre o universo de representações explorado por coreógrafos e bailarinos, universo esse que é central na actividade principal da CNB.


O livro foi-nos apresentado como um livro de trabalho, para consulta e investigação. Nesse sentido, a nossa preocupação principal foi facilitar a navegação pelo conteúdo. Para tal, e conscientes da importância das inúmeras notas que acompanham o texto, desenhámos uma grelha que permitisse colocá-las junto ao texto principal o que se revelou, em grande medida, decisivo na definição do formato final do livro. 

Entre cada capítulo, criámos um álbum fotográfico, com imagens selecionadas pela autora e legendas generosas, que faz a ponte entre o texto e a actividade da CNB ao longo dos seus 40 anos. Do ponto de vista visual, para diferenciar estes álbuns do restante conteúdo e enfatizar, simultaneamente, a ideia de palco, optámos por um fundo escuro. Porém, foi também nossa preocupação que os fundos das fotografias — na sua grande maioria, também escuros — não se diluíssem, respeitando, assim, o enquadramento original de cada foto.


Por fim, a capa é uma reinterpretação de uma fotografia de arquivo da CNB, trabalhada para a sua leitura ser tendencialmente abstrata. Sobre ela, o título da obra e nome da autora, surgem tal como um bonito pas-de-deux sobre um palco.