Casa da Moeda - Plano Numismático 2017

Direcção de Arte / Editorial / Ilustração

O cunho da moeda é, em si, um acto de soberania. Mas é também uma oportunidade, tão única quanto grandiosa, de promover a cultura de um povo e explorar os capítulos da sua história colectiva.

Foi com esta responsabilidade bem presente que desenhámos o set de colecionador das moedas comemorativas de 2017.


Criámos um conjunto de monofolhas, que apenas se completa com cada uma das moedas que faz parte do plano numismático, e que ajuda celebrar e promover os temas representados. Visualmente, criámos uma grelha única, apresentada na caixa que reúne as monofolhas, que aplicámos na frente de cada monofolha. Com base nessa grelha, interpretámos cada um dos temas de forma subtil, mas identificável, para não retirar protagonismo a cada moeda e ao estilo de ilustração do seu autor. Pelo mesmo motivo, optámos por cores tendencialmente neutras: preto, branco e prata. No verso de cada monofolha, além da ficha técnica da moeda, incluímos ainda uma pequena sinopse de contextualização do tema. A peça final é, ela própria, um objecto de colecção que reforça, muito particularmente, cada moeda e respectivo tema. Mas, numa perspectiva mais lata, ajuda também a promover o coleccionismo numismático.


Em conjunto com o set de coleccionador e com ele assumindo uma relação umbilical, criámos o projecto gráfico para o livro História no Bolso, do jornalista Ricardo J. Rodrigues, que aborda cada um dos temas representados nas moedas comemorativas. O projecto pautou-se pela sobriedade e distinção, dividindo o protagonismo entre as moedas, por um lado, e as histórias sobre elas contadas, por outro.