Abordagem

A nossa abordagem é simples. E é simples para a podermos aplicar a qualquer desafio, independentemente da sua dimensão ou natureza. Cada projecto que desenvolvemos passa por três etapas essenciais — interpretação, estratégia e experiência —, aprofundadas em função dos objectivos a cumprir. A fase de interpretação permite-nos mergulhar no universo da marca. A de estratégia estruturar a resposta ao desafio proposto. E a de experiência, por fim, erigir a concretização tangível do projecto.

1

Interpretação

A fase de interpretação é o momento de imergir no universo da marca. Trata-se de uma etapa essencial que tem como intuito analisar todas as dimensões da organização e desenvolver um retrato completo das circunstâncias que a caracterizam. Pode ser mais ou menos profunda, de acordo com as particularidades de cada projecto, mas nunca é dispensável.

Auditoria Situacional

Auditoria situacional da marca focada na sua dimensão interna tangível (recursos e cadeias de valor, arquitectura de marca, produtos e serviços, comunicação, ambientes e comportamentos) e intangível (valores e cultura).

Entrevistas e Workshops

Sessões exploratórias com os principais interlocutores da marca, incluindo públicos internos, parceiros, prescritores ou segmentos-alvo (actuais ou potenciais).

Análise da Concorrência

Análise dos principais concorrentes no mercado e respectivas políticas de marca (segmentação e posicionamento, estratégias de comunicação e de marketing, portfólio de produtos e de serviços).

Estudo do Público-alvo

Análise da segmentação actual, estudo dos públicos-alvo e respectivos perfis de consumo, análise das jornadas do consumidor e mapeamento dos pontos de contacto entre marca e público.

Tendências de Mercado

Análise de tendências de mercado e de factores externos relevantes para o negócio, interpretação de padrões de consumo e identificação de oportunidades.

Conclusões e Recomendações

Relatório da análise efectuada, com o diagnóstico completo, conclusões e recomendações para o desenvolvimento estratégico.

2

Estratégia

Informada pela fase anterior, uma estratégia diligente e bem estruturada é essencial para construir uma marca forte. É ela que permite tomar boas decisões no presente e preparar, convenientemente, o futuro. É um passo fundamental para criar valor positivo, consistente e consequente, tanto para a organização como para o seu público.

Ideia Central e Posicionamento

Clarificação da ideia central (propósito, atributos, proposta de valor, diferencial estratégico) e definição do posicionamento da marca.

Segmentação

Consolidação dos segmentos-alvo e identificação das principais motivações, expectativas e aspirações de consumo a trabalhar pela marca.

Jornada do Consumidor

Definição da(s) jornada(s) do consumidor, identificação dos canais de comunicação a explorar e desenvolvimento dos pontos de contacto entre marca e público.

Identidade Verbal e Comportamento

Definição da identidade verbal (naming, assinaturas, tom de voz e tipologias de mensagens) e do comportamento da marca (colaboradores e decisores).

Arquitectura de Marca e de Produto

Definição e desenvolvimento do modelo de arquitectura de marca adequado ao portfólio de produtos e/ou serviços da organização em função da sua estratégia global.

Planos Estratégicos e Estratégia Positiva

Planificação da estratégia de marca, com sistematização das conclusões e directrizes, das acções a realizar e dos objectivos a cumprir; calendarização, planeamento e métricas de controlo.

3

Experiência

A experiência de marca é, por fim, tudo aquilo que toca no consumidor e, não menos importante, a forma como toca o consumidor. É a manifestação mais tangível da personalidade e da identidade da marca. É a concretização efectiva da estratégia, a materialização da marca nos diversos pontos de contacto que a ligam ao seu público.

Identidade visual e território de marca

Criação da identidade visual e do território de marca (brand keyvisuals), desenvolvimento de normas gráficas e estruturação da estratégia visual.

Packaging, Editorial e Comunicação Visual

Tangibilização visual da marca em múltiplas dimensões: packaging e design editorial, vídeo e motion design, publicidade, comunicação visual e gestão gráfica.

Comunicação e Activação de Marca

Desenvolvimento e implementação da estratégia de comunicação da marca: comunicação de marketing, comunicação institucional, eventos e acções de activação.

Experiência Digital

Desenvolvimento da presença digital da marca (definição de plataformas e conteúdos), estratégia de redes sociais, métricas de controlo e avaliação.

Cultura de Marca

Criação de acções de comunicação interna e people engagement, formação e workshops de consolidação dos valores e atributos de marca.

Gestão de Marca

Gestão e acompanhamento da experiência de marca nas suas várias dimensões, implementação de planos de avaliação e reformulação estratégica contínua.

Estratégia positiva

Sabemos que as marcas são sobre pessoas e que as pessoas querem ser felizes. Nesse sentido, assumimos que a nossa missão é ajudar as marcas a fazerem as pessoas felizes. Este é o nosso super-poder: combinar estratégia e criatividade, para transformar cada marca que trabalhamos numa força positiva ao serviço do seu público. E como clientes felizes é bom para o negócio, todos ganhamos.


Mais do que um caminho alternativo, este é um modo de pensar próprio que aplicamos, incondicionalmente, em todos os projectos que desenvolvemos.

Ideia Central

Definição da ideia central da marca cruzando o seu potencial diferenciador no mercado com o seu potencial positivo na vida do consumidor.

Segmentação e Bem-estar Subjectivo

Identificação dos factores individuais de felicidade nos diferentes segmentos-alvo da marca com o intuito de expandir a estratégia de marca ao bem-estar subjectivo do seu público.

Branding Emocional

Integração da dimensão humana emocional na estratégia de marca, com especial atenção ao papel das emoções positivas na sua percepção e construção.

Pontos de Contacto Positivos

Avaliação da(s) jornada(s) do consumidor e mapeamento dos pontos de contacto entre marca e público, com o objectivo de sinalizar e explorar os momentos com maior impacto no bem-estar do consumidor.

Estratégias de Conteúdos

Desenvolvimento de estratégias de conteúdo, online e offline, como forma de expandir o impacto positivo da marca na vida do seu público.

Impacto Social

Plano de gestão de marca positiva e socialmente consciente, avaliação de acções com impacto social positivo alinhadas com os valores e posicionamento particulares da marca.